terça-feira, 30 de outubro de 2018

Cinco Coisas que Devemos Sempre Fazer Quando uma Provação Vier em Nossa Vida


Cinco Coisas que Devemos Sempre Fazer Quando uma Provação Vier em Nossa Vida

Quando a provação vem no nosso caminho – e certamente virá – há algumas coisas importantes que devemos manter em mente; caso contrário, poderemos reagir mal desprezando-a ou desmaiando sob ela, e assim, não tirando proveito dela.

1) Lembrem-se que as provas vêm em nossa vida pela vontade divina, e consequentemente devemos aceitá-las de Sua mão no espírito de submissão. Jó entendeu isso e disse, “Pois Ele cumprirá o que está ordenado para mim(Jó 23:14 – ATB). Quando a provação vem, devemos entender que ela vem do Senhor. “...porque isso veio da Minha parte” (1 Rs 12:24 – ATB).
Se Deus ordenar alguma dificuldade ou provação em nossa vida, precisamos justificá-Lo por isso, e aceitá-la como sendo justa e correta, porque Ele não comete erros. O Senhor é sempre nosso exemplo. Quando veio para abençoar Seu povo Israel, eles O rejeitaram. E Ele considerou o desapontamento como vindo da mão do Seu Pai, dizendo, “Sim, ó Pai, porque assim Te aprouve” (Mt 11:26). Essa é a atitude apropriada para se ter. Jó fez isso quando a provação veio sobre ele. É dito, “Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:20-22).

2) Lembrem-se que Deus nos dará graça para lidar com isso, de modo que possamos nos comportar como deve um nascido de Deus. A Escritura diz: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Co. 10:13).
Quando Paulo rogou ao Senhor numa provação específica pela qual passou, o Senhor disse a ele, “Minha graça te basta” (2 Co 12:9). Eliú disse a Jó, “Porque Deus não sobrecarrega o homem mais do que é justo” (Jó 34:23). Podemos estar seguros de que Deus dará graça suficiente para que nos comportemos corretamente em nossa provação. Tiago disse, “Ele dá maior graça” (Tg 4:6). Ele dará graça para suportar se olharmos para Ele. Isso é importante, porque nossa tendência é pensar que porque estamos em uma provação particular, estamos autorizados a nos comportar de alguma maneira abaixo do esperado. Eu não sei de onde essa ideia foi tirada, mas realmente é apenas uma desculpa para um comportamento de vontade própria.

3) Lembrem-se de que estamos na escola de Deus, e Ele está tentando nos ensinar algo nela. Devemos entender de nossa parte, que há uma “necessidade” para a provação e um propósito de amor de Sua parte (1 Pe 1:6). Como Ele não comete nenhum erro no que permite que nos aconteça, temos que olhar para Ele e procurar aprender o que nos está ensinando na provação. Cada filho de Deus com um coração reto deve querer se beneficiar com ela.
Como já dissemos, Ele é “o Pai dos espíritos” e está nos treinando fielmente. O Senhor não nos dá provações ao acaso ou indiscriminadamente, mas pesa cada provação na sua menor medida – em gramas, se posso falar assim – antes que a aplique em um dos Seus. Ele não tem prazer em causar dor na vida de ninguém, mas sabe que é necessário para sua instrução espiritual. Uma coisa certa é que Ele permitirá somente coisas em sua vida para seu bem final.

4) Lembrem-se de que no tempo certo, o Senhor nos tirará da provação. O Senhor disse à igreja em Esmirna que teriam tribulação por “dez dias” (Ap 2:10). Ele mediu o quanto duraria a provação que iriam passar antes mesmo que tivesse acontecido! Ele sabia exatamente quanto tempo seria. Quando a provação tiver alcançado seu divino objetivo, em misericórdia, Deus a retirará – de um jeito ou outro, seja nos tirando dela ou afastando-a de nós. “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à Sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá” (1 Pe 5:10).
Pode ser que Ele nos tire da provação nos chamando para casa, no céu. Independentemente de como o faz, nunca comete erros, e sempre nos livra no final. Um idoso irmão das Índias Ocidentais costumava dizer que seu versículo favorito era: “isso veio para passar!”[1] quando perguntado por que, ele respondia, “porque quando uma provação vem em meu caminho eu sei que isso passará – no tempo do Senhor”. Necessitamos ter esse tipo de confiança!

5) Leve a provação a Ele em oração. Filipenses 4:6-7 diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. Na provação que enfrentamos, Deus quer que peçamos a Ele o que precisamos a respeito dela. Há incontestável conforto em saber que você foi a Ele em oração. Ele quer que aliviemos nosso coração e extravasemos tudo diante d’Ele. O Salmo 62:8 diz: “... derramai perante Ele o vosso coração”. O Senhor quer que entreguemos a Ele nosso problema, porque nos é demasiado duro carregar tudo sozinhos. O Salmo 55:22 diz: “Lança o teu fardo [a porção designada] sobre o Senhor, e Ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado” (AIBB).
A passagem em Filipenses 4 não diz que Ele concederá nossos pedidos automaticamente, mas promete que, se Lhe entregarmos nosso problema, Ele nos dará “a paz de Deus” na provação. Deus sabe que a tendência de nosso coração é tomar as coisas de volta, e ficar sobrecarregados com elas, assim, Ele continua e diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento(v. 8 – ARA). Isso mostra que após entregar ao Senhor nossa provação em oração é importante manter nossa mente em coisas positivas.
Talvez você diga, “mas cada vez que eu tento pensar sobre outras coisas minha mente continua voltando para minha provação”. O apóstolo antecipou isso, e no versículo seguinte (v. 9) diz: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será”. Em outras palavras, necessitamos estar ocupados fazendo as coisas. Pessoas ocupadas não têm tempo para pensar sobre si mesmas e seus problemas. Não devemos estar ocupados fazendo qualquer coisa, mas estar ocupados fazendo as coisas que o próprio apóstolo falou – a saber, a obra do Senhor.
A libertação da ansiedade na provação, portanto, é uma coisa tripla. Primeiramente, entregamos nosso fardo ao Senhor em oração; em segundo lugar, devemos conduzir nossa mente para longe da provação pensando em coisas positivas. Em terceiro lugar, nos mantermos ocupados no serviço do Senhor. O ponto aqui é que devemos não somente estar pensando em outras coisas, mas precisamos ser encontrados fazendo essas coisas. Se tentarmos meramente pensar em outras coisas, nossa provação voltará à nossa mente. Assim, é necessário estar ocupados fazendo coisas no serviço para o Senhor. Isso nos ajudará a encontrar o alívio para a ansiedade.
Hebreus 4:16 também diz para levarmos nossas dificuldades e provações ao Senhor em oração. Diz: “Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. O resultado é que o Senhor concederá, de acordo com Sua perfeita sabedoria, “misericórdia” e “graça” na provação. Essas duas coisas indicam as duas maneiras com que o Senhor responde a nossos pedidos de oração. Misericórdia nos livra da provação, e graça nos sustenta nela. A misericórdia é um alívio dado ao nos tirar da provação, ao passo que a graça é o apoio dado a nós em uma provação que Ele não acha conveniente remover. Em um e outro caso, o Senhor dá o que é o melhor para nós.


[1]   N. do T.: Devido às dificuldades da língua, esse irmão ao se referir à expressão inglesa “It came to pass”, (frequentemente encontrada nos evangelhos, cuja tradução correta é “e aconteceu que”), levou-a ao pé da letra entendendo-a como “isso veio para passar”.

2 comentários: