terça-feira, 30 de outubro de 2018

2) As Provações Nos Ajudam a Conhecer Melhor o Senhor


2) As Provações Nos Ajudam a Conhecer Melhor o Senhor

Vamos abrir em Jeremias 9:23-24, “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me entender e Me conhecer” (ARF). Esses versículos mostram q            ue é desejo de Deus que Seu povo O entenda e O conheça. Ele não quer ter um relacionamento superficial conosco, mas quer que conheçamos profunda e intimamente Seu coração. E um meio de atingir isso é permitir provações em nossas vidas. Elas têm uma maneira de nos trazer mais perto do Senhor e aprofundar nosso relacionamento com Ele – como disse o Sr. Darby: “Deus tem um lugar maior em nossos corações”.
Há certas dimensões de nosso grande Deus que só podem ser aprendidas com as experiências pelas quais passamos. Tais coisas não podem ser ensinadas sem passarmos por uma provação com Ele. E isso, como dissemos, só pode acontecer enquanto estamos aqui na Terra, pois no céu nunca seremos confrontados com circunstâncias difíceis. Em cada circunstância adversa, Deus deseja nos ensinar algo sobre Si mesmo que não poderíamos aprender de outra maneira.
Paulo quis conhecer mais intimamente o Senhor, e nós também devemos querer. Ele disse,“… para O conhecer” (Fp 3:10). Naquele ponto da vida de Paulo, ele já conhecia o Senhor por 25 ou 30 anos, contudo desejou conhecê-Lo melhor! Esse deve ser o desejo normal de cada Cristão. Muito do que temos que aprender sobre o Senhor em um sentido prático vem ao atravessarmos determinadas experiências com Ele. Isso é chamado às vezes de conhecimento experimental. Podemos aprender de Deus nas Escrituras, mas há outro lado do conhecimento d’Ele que requer a experiência de passar pelas circunstâncias com Ele. Um é conhecimento objetivo e o outro é conhecimento subjetivo. Eu gostaria de indicar alguns atributos de nosso Deus, que entenderemos mais profundamente com as provações e as tribulações.

O Deus de Amor – Primeiramente, vamos abrir em Romanos 5:3-5, E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência [perseverança – ARA], e a paciência [perseverança – ARA] a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Esses versículos mostram que Deus usa “tribulações” (provações) para nos ensinar Seu amor. Ao passar por tais experiências o amor de Deus é “derramado em nossos corações” pelo Espírito Santo, por meio do Qual aprendemos Seu amor mais profundamente. Você começa no caminho Cristão conhecendo que o Senhor o ama, mas à medida que você prossegue e anda com Ele por meio dos cuidados e das provações desta vida, entende que Ele o ama muito mais do que imaginava. Uma irmã mais velha apropriadamente disse, “eu sabia que Ele me amava quando me salvou, mas eu não sabia que Ele me amava tanto”!
Um grande resultado das experiências que passamos é que o Senhor Jesus Se torna mais precioso para nós. Isso foi a que Pedro se referiu quando disse: “agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo”. Então, ele adicionou, “Ao Qual, não O havendo visto, amais” (1 Pe 1:6-8). Conhecer o amor de Deus enquanto passamos por provações amplia as afeições do nosso coração por Ele, e o Senhor Jesus torna-Se mais precioso para nós.

O Deus de Toda a Graça – Agora vamos ler em 1 Pedro 5:10; E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à Sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. Aqui vemos que com o sofrimento das provações somos trazidos ao conhecimento de Deus como “o Deus de toda a graça”. Graça, como você sabe, é favor imerecido para nós. Isso é do que Ele nos supre enquanto andamos no caminho da fé (Tg 4:6). Ele nos dá um suprimento especial de graça a cada um dos Seus para as circunstâncias específicas nas quais estão, de modo que nelas possam glorificar a Ele. “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda graça” (2 Co 9:8).
Em seu folheto, “Os Desapontamentos da Vida”, Laura Snow fala desse suprimento especial de graça como “um vaso do óleo santo” que o Senhor dá a cada filho de Deus para que possa utilizar nas circunstâncias difíceis da vida. Ela disse que a dor aguda passará na medida em que virmos o Senhor em todas as coisas.
Que Deus gracioso nós temos! Ele dá “graça que nos ajuda em tempo de necessidade” que nos permite passar pelas coisas difíceis da vida. Sua sabedoria ordena circunstâncias em nossa vida de modo que venhamos a conhecê-Lo como “o Deus de toda graça”. Isso é algo que não poderemos aprender no céu, porque nunca nos encontraremos em circunstâncias difíceis lá. É aqui neste mundo que aprendemos sobre a grandeza de nosso Deus nesse aspecto.

O Deus de Toda a Consolação – Vamos abrir em outra passagem, 2 Coríntios 1:3-4: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias [compaixões – JND] e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação”. Aqui temos outro atributo de nosso Deus que conheceremos por meio das provações. Ele é “o Deus de toda a consolação”. Ele permite que passemos por determinadas dificuldades em nossa vida de modo que possa nos confortar. E que grande Consolador Ele é! Outra vez, isso é algo que não poderemos aprender no céu, porque nunca estaremos em aflição lá.
O consolo que Ele concede é um sentido profundo de Sua presença conosco em tempos de intensas provações. “Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Is 43:2). Outra vez, outro versículo diz: “O Deus eterno te seja por habitação [refúgio – JND], e por baixo de ti estejam os braços eternos” (Dt 33:27). Tal conforto que vem de Sua proximidade; não pode ser ensinado intelectualmente, mas deve-se aprender pela experiência. Alguém disse que vale a pena ter uma ferida ou uma aflição para provar o quão ternamente Ele conforta e cura!

O Deus de Misericórdia – Vamos olhar para outro atributo de nosso Deus no Salmo 59:17; “A Ti, ó fortaleza minha, cantarei louvores; porque Deus é a minha defesa, é o Deus da minha misericórdia. Aqui temos o Senhor apresentado como o Deus de misericórdia. Como sabemos, misericórdia significa não receber o que merecemos. Outra vez eu digo, não aprenderemos esse caráter d’Ele no céu, porque nunca faremos qualquer coisa lá que requeira Sua misericórdia. Mas aqui neste mundo é outra questão! É triste dizer, mas frequentemente falhamos e fazemos coisas que ofendem a Ele. Tais coisas requerem Sua misericórdia. Felizmente, Ele é um Deus que é “riquíssimo em misericórdia” (Ef 2:4). Essa grande característica de Deus tem particularmente me impressionado em minha caminhada com o Senhor. Quão misericordioso Ele tem sido apesar de todos os meus defeitos e falhas!

O Deus de Paz – Em Filipenses 4:9 diz: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”. Aqui, Deus é chamado “o Deus de paz”. O contexto aqui fala sobre as circunstâncias “ansiosas” da vida, isto é, as provações (Fp 4:6). Como já foi dito, essa passagem se refere ao crente que encontra alívio em situações de ansiedade ao levar sua provação ao Senhor em oração. Se fizermos isso em nossos momentos de provação e de ansiedade, teremos a doce garantia de que a “paz” na qual Deus habita estará conosco (v. 7), e mais do que isso, teremos um sentimento profundo do “Deus de paz” estar conosco também!
À medida que andamos com Ele, que é o Deus de paz, aprendemos de uma maneira prática o que é viver na mesma paz em que Ele habita. Isso é tão necessário em tempos de provação! Mas outra vez, isso é algo que não pode ser aprendido à parte de atravessar uma provação com o Senhor.

O Deus da Esperança – Vamos olhar mais um versículo em Romanos 15:13: “Ora o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo”. Ele é chamado aqui “o Deus da esperança”. A esperança, nas Escrituras, não é usada da mesma maneira que fazemos hoje nos idiomas modernos. Podemos dizer que esperamos que algo aconteça, mas não temos nenhuma certeza de que acontecerá. É uma vontade ou um desejo. Na Escritura a esperança é uma certeza adiada. Tudo o que se encontra diante de nós, das coisas que a Palavra de Deus promete a respeito do nosso estado glorificado, é uma certeza. Deus quer que essa esperança abunde em nós, e as provações têm uma maneira de produzi-la; têm uma maneira de dirigir nosso coração para o céu. Nossa esperança de estar com e ser como o Senhor Jesus torna-se mais brilhante e mais real em nossas almas. Ele Se transforma “no Deus da esperança” para nós de maneira prática. Porque esperamos a vinda do Senhor, e andamos em comunhão com Deus, O conhecemos nessa dimensão.

Há um bálsamo para toda dor,
Um remédio para toda tristeza
O olho mirando atrás para a cruz
E para a frente na certeza.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um comentário: