terça-feira, 30 de outubro de 2018

4) As Provações São Para Nossa Correção


4) As Provações São Para Nossa Correção

Vamos abrir no Salmo 119:67-68 para ver outra razão para as provações em nossa vida. “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a Tua palavra. Tu és bom e abençoador: ensina-me os Teus estatutos”. Deus usará uma provação para nossa correção se houver necessidade. Pode ser que estejamos andando em um caminho de vontade própria e necessitamos ser restaurados. Não há nada como uma séria provação para nos fazer sentar direito e ouvir Sua voz. O Senhor pode usar a provação como uma disciplina punitiva e nos corrigir. No livro de Jonas, os navegadores enfrentaram uma provação terrível. O “navio estava a ponto de se despedaçar” na tempestade (Jn 1:4 – ARA). Deus mandou essa provação para a correção de Jonas – que o fez voltar e obedecer ao Senhor.
Caro amigo Cristão, caso esteja em uma grande provação em sua vida, andando em um caminho de desobediência, pode ser muito bem que essa provação tenha sido enviada pelo Senhor para restaurá-lo para Ele. Lembre-se apenas, que a mão que segura a vara da correção tem a marca de um cravo nela! O Senhor o ama, e pagou um grande preço por você. Ele não deixará você continuar em seu caminho egoísta para sempre. Ele intervirá e tratará seu caminho de vontade própria porque Ele quer abençoar sua vida de forma prática e isso é algo que Ele não pode fazer quando você está andando em um caminho de desobediência. Se Ele derramasse uma bênção prática na sua vida enquanto você estiver andando na sua própria vontade, estaria somente incentivando você a ir mais longe em seu caminho. Assim, na realidade, você está impedindo sua própria bênção! O Senhor disse: “Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jr 29:11). Se ouvir Sua voz e corrigir seus caminhos pecaminosos, Ele promete derramar uma bênção em você. Que Deus Fiel nós temos!
Mesmo se nossa vida não estiver caracterizada por um andar consciente num caminho de vontade própria, mas se de algum modo estamos permitindo que o Senhor e Suas coisas estejam “em banho-maria”, o Senhor usará provações para nos ajudar a colocar prioridades a nossa vida. Embora não seja provável haver entre nós aqui alguém que esteja andando num caminho de declarada desobediência, mas mesmo assim creio que há muitos de nós aqui que precise de um ajuste sobre o que falarei a seguir.
Vamos abrir em Ageu 1:3-11 para ver como Deus usa provações na vida de Seus filhos neste caso. “Veio, pois, a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Ageu, dizendo: É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saquitel furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela Me agradarei e Eu serei glorificado, diz o Senhor. Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, Eu lhe assoprei. Por quê? – disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da Minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso, retêm os céus o seu orvalho, e a terra retém os seus frutos. E fiz vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, e sobre os animais, e sobre todo o trabalho das mãos”.
Os judeus que tinham retornado da Babilônia estavam ocupados estabelecendo-se na terra, edificando suas casas e suas vidas. Mas, agindo assim, tinham se tornado extremamente ocupados fazendo coisas confortáveis para eles próprios, e tinham se esquecido do Senhor e o que era devido a Ele! Para colocar isso o mais simples possível: estipularam suas prioridades de maneira errada. Não tinham dado ao Senhor Seu lugar apropriado em suas vidas.
Essa é uma armadilha na qual podemos facilmente cair. De fato, temos a responsabilidade de fornecer sustento para nossas famílias – a Escritura censura uma pessoa que não faz isso (1 Tm 5:8). É normal querer ser estabelecido na vida em relação às coisas naturais. É também possível ser absorvido nisso a ponto de deixarmos o Senhor de fora. Nesse assunto, o Senhor Jesus colocou um princípio muito básico para Seus discípulos, que certamente se aplica a nós também. Disse-lhes para colocar a Deus e Seus interesses em primeiro lugar em suas vidas, e Ele cuidaria de todas as coisas restantes. Disse: “Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos [em ansiedade – JND]. Porque as gentes do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que haveis mister [necessidade] delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Lc 12:29-31). Isso significa que Cristo deve ter o primeiro lugar em tudo. Esse princípio básico precisa ser implementado em nossa vida se queremos ter sucesso espiritual.
Entretanto, isso faltava no remanescente judeu que tinha retornado da Babilônia. Não tinham colocado o Senhor e Seus interesses em primeiro lugar em suas vidas. Sabemos que nosso Deus é um Deus que tem ciúmes; Ele tem ciúmes de nossas afeições. Ele diz: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração” (Pv 23:26). Mas, se deixarmos nosso coração ir após outras coisas – ainda que sejam coisas naturais não necessariamente pecaminosas – Ele sentirá isso, e trabalhará para nos afastar do que quer que seja que O substituiu em nossas afeições. Podemos não estar conscientemente fazendo algo errado, mas ainda assim, se o Senhor for deixado fora, Ele trabalhará para ajustar nossas prioridades.
Irmãos, o Senhor quer nossa atenção. Se nos distrairmos com outras coisas Ele trabalhará para consegui-la – e algumas das maneiras que Ele usa podem ser dolorosas! No caso dos judeus, o Senhor, em Sua fidelidade e sabedoria perfeitas, ordenou uma provação que tocasse em suas vidas de modo que considerassem seus caminhos e ajustassem suas prioridades. Vemos, então, ainda outra razão por que o Senhor permite provações na nossa vida – para nos ajudar a ajustar nossas prioridades! Quando o Senhor aumenta o fogo, por meio de uma provação, faz com que examinemos nosso coração, trazendo-O para nossa vida de uma maneira prática.
A provação para aqueles judeus tinha uma natureza financeira. Tinham “semeado muito”, mas colhido “pouco”, ou seja, trabalharam duramente, mas não conseguiram seu sustento. O Senhor também enviou um profeta (Ageu) para tratar isso com o povo, assim saberiam com certeza porque eles tinham problemas. Disse-lhes claramente que estavam colocando sua energia em construir suas próprias casas ao invés da casa do Senhor!
Irmãos, o Senhor fará o mesmo conosco. Ele nos ama muito para nos deixar ir após coisas que O substituam. Se estivermos colocando demasiada ênfase em outras coisas, Ele pode ordenar uma provação para nos trazer mais perto d’Ele. Pode não ser uma provação em nossas finanças, mas Ele pode escolher alguma outra área de nossa vida. Por que Ele faria isso? Porque nos ama e quer nossa comunhão! Morreu para ganhar nosso coração, mas se O deixarmos fora de nossa vida, Ele trabalhará para nos trazer mais perto d’Ele – mesmo que custe a aflição de uma provação para fazer isso. Ele pode aumentar nossos fardos e provações até que não possamos fazer nada mais sem Ele. Se nos voltarmos para Ele com sinceridade e O buscarmos, Ele é Fiel e Gracioso para entrar e carregar a ambos, nós e nosso fardo.
Irmãos, vamos acertar nossas prioridades, pois o Senhor deve ter a primazia. Ele disse: “porque honrarei aos que Me honram, e os que Me desprezam serão tidos em pouca conta [serão desprezados – ARF] (1 Sm 2:30 – ATB). Separamos um tempo para estar sozinhos com o Senhor diariamente, lendo as Escrituras e orando? Vamos às reuniões bíblicas regularmente? Ou colocamos outras coisas antes d’Ele, e se não tivermos nada para fazer aquela noite, então vamos às reuniões? Se essa for a maneira que você leva sua vida, parece que o Senhor não tem muito lugar nela. Você sabe que muitas das provações e problemas que temos podem ser consequências desses pontos básicos de prioridades. O Senhor quer estar em nossa vida praticamente. Quer nos ajudar e nos guiar nas matérias diárias da vida. Sem Ele certamente vamos cometer erros.
Agora, podemos pensar que não estamos deixando o Senhor de fora, porque podemos apontar algumas coisas que fazemos que envolvam o Senhor. É natural atribuirmos a nós mesmos uma ficha limpa. “Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos” (Pv 16:2). Entretanto, necessitamos entrar na presença do Senhor e pesar seriamente essas coisas. Necessitamos perguntar a Ele se a provação que estamos tendo está conectada a não Lhe dar Seu legítimo lugar.
A palavra do profeta ao povo foi: “Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa” de Deus (Ag 1:8). Eles não tinham trabalhado na casa de Deus por 14 ou 15 anos! (Ed 4:24). Isso nos mostra apenas como o Senhor é paciente conosco. Mas amigos, não se aventurem por causa de Sua longanimidade. Ageu e Zacarias os incentivaram a começar a construção da casa do Senhor antes de construir suas próprias casas, dando, assim, ao Senhor o que Lhe era devido (Ed 5:2). Ageu procurou abordar o estado deles (isto é, suas prioridades), enquanto que Zacarias colocou o foco deles para o futuro – para a glória vindoura da casa do Senhor quando o Messias reinasse. Vemos então, que no fim do capítulo o povo “obedeceu à voz do SENHOR seu Deus” (Ag 1:12 – ARF) e fizeram conforme o profeta lhes dissera. E o Senhor teve prazer nisso. Sabemos como é louvável quando o povo do Senhor ouve e obedece a Sua voz na provação, e ajusta suas prioridades para dar a Ele o Seu legítimo lugar.
Caro amigo, o Senhor quer derramar uma bênção prática em sua vida, mas primeiramente você tem que dar a Ele o que Lhe é devido.
O Senhor disse em Malaquias: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança [até que não haja mais lugar para a recolherdes – ATB] (Ml 3:10). Note que o povo tinha que, primeiramente, trazer o que era devido ao Senhor para Sua casa do tesouro e então “as janelas do céu” seriam abertas para derramar uma bênção sobre eles! Essa é a ordem moral de Deus.
Mesmo quando não estivermos andando em um caminho de vontade própria, e procurarmos dar o legítimo lugar ao Senhor em nossa vida, ainda assim, cada um de nós precisa da correção do Senhor – mas em uma linha diferente. Todos temos falhas de caráter que impedem a expressão de Cristo em nossas vidas. Essas falhas necessitam ser removidas de modo que as características de Cristo possam ser vistas em nós mais claramente. Isso é correção, mas de uma ordem diferente.
Como mencionado anteriormente, Deus, pelo Espírito, está moldando Cristo em nós. Ele escreveu Cristo nas tábuas de carne de nosso coração (2 Co 3:3). Quando Cristo está em nossas afeições, Seu caráter será mostrado em nossas ações. Mas frequentemente há coisas em nossos caminhos que atrapalham essa expressão. Essas falhas de caráter estragam nosso testemunho pessoal. Eu estou falando agora de coisas das quais geralmente não temos consciência. Mesmo que não possamos vê-las, Deus as vê (e frequentemente nossos irmãos também), e Ele trabalhará para remover tais falhas por Sua disciplina purificativa, na forma de provações. Essas disciplinas não moldam Cristo em nós, mas são enviadas para nos exercitar e remover os traços de caráter do velho homem.
Vemos isso em Jó. Ele era “homem sincero [perfeito – JND], reto e temente a Deus, e desviava-se do mal” (Jó 1:1). Certamente ele não estava andando em um caminho de vontade própria e de pecado. Não havia realmente qualquer coisa errada em suas ações, mas foi sua atitude que necessitou o ajuste. Teve uma atitude de presunção que o Senhor quis remover. O Senhor usou as provações que o afligiram como uma disciplina purificativa. No fim, Jó se arrependeu e julgou a si mesmo, e foi uma pessoa melhor por isso. Então, podemos pensar que as atitudes não são importantes, mas a Escritura mostra que Deus vê as coisas de outra maneira. Ele percorrerá grandes distâncias para corrigir uma atitude errada em um de Seus filhos. Portanto, que “a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito” (Fm 25; Gl 6:18; Fp 4:23; 2 Tm 4:22).
Eu me lembro de ouvir uma história da escultura de um leão que foi colocada em exposição. No dia da sua inauguração, uma multidão se reuniu para vê-lo. Quando o escultor foi entrevistado, foi-lhe perguntado como pôde fazer uma peça de arte com tanta similaridade. Ele disse, “eu somente talhei tudo aquilo que não se parecia com um leão”! Sabemos que é exatamente isso que Deus está fazendo com cada um de nós. Há coisas em nós que não se parecem com Cristo, e necessitam ser podadas. Com a provação e o exercício, de uma maneira ou outra, Deus remove aquelas coisas em nossa vida que não são como Seu Filho.
A Escritura fala desse trabalho purificativo feito em diversas maneiras, usando várias figuras diferentes.

Um lavradorJoão 15:1-2 diz: “Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o Lavrador. Toda a vara em Mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Aqui temos a figura de um lavrador para ilustrar os meios purificativos de Deus. O Pai está procurando frutos em nós. A produção de frutos é a reprodução da vida de Cristo nos santos. Um produtor de vinhos poda suas videiras de modo que produzam mais frutos. Se ele não fizer isso, a videira usará sua energia para produzir mais galhos, e em consequência, haverá menos produção do fruto. Da mesma maneira que um vinicultor corta as videiras em seu vinhedo, o Pai trabalha de maneira similar conosco. Em cada um de nós há coisas em nossas vidas que impedem a produção do fruto, e necessitam ser podadas. O processo de corte, com certeza, é doloroso, mas Deus permite isso para remover as coisas más de nós. O resultado é que Cristo será visto em nós mais claramente.

Um Fazendeiro – Salmo 139:2-3 diz: “Tu conheces o meu assentar e o meu levantar: de longe entendes o meu pensamento. Cercas [Peneiras – KJV margem] o meu andar”. Peneirar era um processo usado pelos antigos fazendeiros para separar o trigo da palha no tempo da colheita. Era feito agitando o trigo com uma peneira e lançando-o para o ar. Isso fazia com que o vento separasse a palha, o que geralmente era feito em um monte ou em uma ligeira elevação do terreno onde houvesse rajadas de vento. Similarmente, o Senhor está procurando peneirar a indesejada palha em nossa vida com as várias turbulências e provações. Ele conhece nosso “deitar” e nosso “levantar" e ordena exatamente o que necessitamos. O resultado será que somente ficará em nós aquilo que for de Cristo – do qual o trigo é uma figura.

Um Ourives – Provérbios 25:4 diz: “Tira da prata a escória, e sairá vaso para o ourives” (ARA). Aqui a figura é tirada da metalurgia. O ourives aquece o metal ao ponto de fusão e as impurezas (escórias) são queimadas. Ele agita o metal delicadamente até que possa ver seu próprio reflexo na prata derretida. Então sabe que todas as impurezas foram queimadas e ela está pronta para ser colocada no molde de sua escolha. Similarmente, o Senhor usa provações dolorosas e árduas para alcançar Seus objetivos removendo a escória de nossa vida. Ele também está buscando Seu reflexo em nós. O Senhor “assentar-Se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão oferta em justiça” (Ml 3:3).

Um VinicultorJeremias 48:11 diz: “Despreocupado esteve Moabe desde a sua mocidade e tem repousado nas fezes [borras] do seu vinho; não foi mudado de vasilha para vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso, conservou o seu sabor, e o seu aroma não se alterou” (ARA). Aqui o profeta fala da falta de disciplina de Moabe e consequentemente, o fato dele não ter nenhum discernimento ou maturidade nas coisas divinas. O processo de ser mudado “de vasilha em vasilha” (ATB) é usado por um fabricante de vinho. Ele enche completamente uma vasilha de vinho e a deixa descansando até que todo o sedimento se acumule no fundo, e então derrama com cuidado o vinho em outra vasilha, repetindo o processo diversas vezes, até que não haja nenhum sedimento no vinho. Ser derramado de vasilha em vasilha fala dos meios do Senhor em nos passar por várias provações para nos livrar das impurezas (o sedimento) em nosso caráter. Outra vez, o resultado que Ele está procurando é que Cristo possa ser visto mais claramente em nós.

Um PaiHebreus 12:9-10 diz: “tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos: não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas Este, para nosso proveito, para sermos participantes da Sua santidade”. Aqui a correlação de um pai terreno que corrige seus filhos é usada para ilustrar Deus nosso Pai que treina nossos espíritos. Se uma criança tiver um espírito ou uma atitude má, o pai dela, se for fiel, aplicará alguma forma de disciplina à criança para corrigi-la. Similarmente, nosso pai ordenará alguma forma de disciplina corretiva para nos exercitar sobre um espírito errado ou uma atitude errada que possamos ter. Isso virá em forma de provação.

Um OleiroJeremias 18:3-6 diz: “E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. Então, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei Eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na Minha mão, ó casa de Israel”. Aqui o trabalho de um oleiro é usado para ilustrar o tratamento do Senhor com Seu povo. O Senhor é nosso Oleiro e nós somos Seu barro (Rm 9:20-21). Ele nos está formando conforme a Sua própria imagem. Como sabemos, para conseguir o barro flexível, um oleiro mistura água nele. O processo de misturar é como a pressão das provações. Quando a pressão é aplicada em nossa vida nos tornamos moldáveis nas mãos do Mestre. Muitas vezes um oleiro terá que quebrar um vaso parcialmente formado porque vê uma falha nele que estragaria o resultado final. Similarmente, o Senhor usa os problemas desta vida para nos quebrar e remover determinadas características morais não desejadas em nós, e assim, nos fazer um vaso “útil ao Mestre” (2 Tm 2:21 – JND).
Por meio de todas nossas provações e tribulações o Senhor tem o objetivo de levar cada um de nós à perfeição moral (1 Pe 5:10 – “aperfeiçoado”.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um comentário: