terça-feira, 30 de outubro de 2018

5) As Provações Aproximam Mais Uns dos Outros


5) As Provações Aproximam Mais Uns dos Outros

Vemos outra razão para as provações – trazer os irmãos mais perto uns dos outros. Irmãos em uma assembleia local podem estar ocupados em seus próprios caminhos e buscando suas próprias coisas. O resultado frequentemente é a separação em um sentido prático, mesmo que possam ainda ir às reuniões juntos. Em tal caso, o Senhor pode ordenar uma séria provação na vida de alguém em seu meio que faça os irmãos deixar suas preocupações e os faça estar juntos com a finalidade comum de ajudar a pessoa afligida. Tais coisas têm uma maneira de falar a todos, mesmo que somente um seja afligido. A Escritura diz: “para a hora da angústia [adversidade – JND] nasce o irmão” (Pv 17:17 – ARF). Nossa parte é dar suporte a um de nossos irmãos que esteja passando pelo problema. Jó disse, “Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão, ainda ao que deixasse o temor do Todo-poderoso” (Jó 6:14).
Em 1 Crônicas 7:20-22 temos um exemplo. Diz: “E os filhos de Efraim: Sutela, e seu filho Berede, e seu filho Taate, e seu filho Elada e seu filho Taate, E seu filho Zabade, e seu filho Sutela, e Ezer, e Elade: e os homens de Gate, naturais da terra, os mataram, porque desceram para tomar os seus gados. Pelo que Efraim, seu pai, por muitos dias os chorou; e vieram seus irmãos para o consolar”. Uma grande “calamidade” (v. 23 – JND) aconteceu na casa de Efraim – seus filhos foram mortos tentando roubar o gado! Quando seus irmãos souberam de sua aflição o rodearam para confortá-lo. No propósito de levar-lhe conforto, eles foram unidos.
Talvez uma família na assembleia tenha perdido seu filho ou sua filha para o mundo, e acabaram se afastado. Esse não seria um momento de fazer qualquer julgamento – embora possa haver muitas coisas que necessitem ser tratadas a respeito do motivo pelo qual isso aconteceu – mas seria hora de confortá-los por sua perda. Essas aflições devem nos fazer estar juntos.
Uma provação pode ser enviada aos santos que seja de uma natureza completamente diferente. Pode ser que os irmãos estejam divididos em uma opinião, e isso tem feito que estejam andando em caminhos separados. O Senhor pode permitir uma erupção de pecado na assembleia que nos faça examinar nosso coração. O resultado é que seremos forçados a estar juntos para tratar o mal.
Em Juízes 20:1 diz: “todos os filhos de Israel saíram, e a congregação se ajuntou, como se fora um só homem, desde Dã até Berseba, como também a terra de Gileade, ao Senhor em Mizpá”. Isso foi resultado de um exemplo flagrante de mal moral no meio dos filhos de Israel. Tiveram que se levantar “como se fora um só homem” e afastar o mal. Mas fazendo assim, o Senhor teve determinadas lições para ensinar a eles porque o estado deles era coletivamente baixo. Não há nada como provações para nos fazer resolver nossas pequenas diferenças e nos unir. Eu me apressaria em dizer que uma condição muito triste deve estar prevalecendo em uma assembleia se o Senhor tiver que falar dessa maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário